PROFESSORA: Lauciane Soares
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
DURAÇÃO: aproximadamente 6 aulas de 50 minutos cada
ENSINO MEDIO: 2º ano
CONTEÚDO: Regiões geoeconômicas: Nordeste, Centro-Sul e Amazônia
Plano de aula sobre os grandes regiões geoeconômicas
OBJETIVOS:
-Reconhecer
a importância do da divisão e analisar as regionalizações brasileiras oficiais
propostas por esse órgão;
-Caracterizar
a regionalização geoeconômica do território brasileiro.
-Analisar
os motivos criação da superintendência de desenvolvimento regional.
-Identificar
os contrastes relacionados à distribuição da população, à organização das áreas
urbanizadas e ao Índice de Desenvolvimento Humano das regiões.
-Compreender as caracteristicas do clima e relevo, vegetação, turismo, cultura, hidrografia;
-Compreender as caracteristicas do clima e relevo, vegetação, turismo, cultura, hidrografia;
1- Momento passar um video sobre as três regiões brasileiras classificadas pelo geográfo pedro Pinchas:
iniciar um debate perguntando: Qual a importância desses pólos industriais para o nosso país? Qual a semelhança entre eles?
3- Momento: (2 aulas de 50 minutos cada) OBS: Neste momento, o professor deve providenciar com antecedência revistas, jornais, tesoura, cola, hidrocor para que os alunos confeccionem uma revista com as informações adquiridas. O professor deve pedi que se os alunos se organizem novamente em equipe, para fazer uma comparação dos três grandes comlexos. Depois desta analise, pedi que os mesmos transforme os conhecimentos em notícias. em seguida confeccionar uma revista. se não for possível a conclusão, recolha o material e disponibilize mais uma aula para a conclusão do projeto.
4-Momento fazer a exposição das revistas:
Depois da exposição, disponibilizar a REVISTA na biblioteca como fonte de pesquisa.
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