sábado, 20 de outubro de 2012

ESCOLA: José de Anchieta
PROFESSORA: Lauciane Soares
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
DURAÇÃO: aproximadamente 6 aulas de 50 minutos cada
ENSINO MEDIO: 2º ano
CONTEÚDO: Regiões geoeconômicas: Nordeste, Centro-Sul e Amazônia


Plano de aula sobre os grandes regiões geoeconômicas 

OBJETIVOS: 


-Reconhecer a importância do da divisão e analisar as regionalizações brasileiras oficiais propostas por esse órgão;
-Caracterizar a regionalização geoeconômica do território brasileiro.
-Analisar os motivos criação da superintendência de desenvolvimento regional.
-Identificar os contrastes relacionados à distribuição da população, à organização das áreas urbanizadas e ao Índice de Desenvolvimento Humano das regiões.
-Compreender as caracteristicas do clima e relevo, vegetação, turismo, cultura, hidrografia;


1- Momento passar um video sobre as três regiões brasileiras classificadas pelo geográfo pedro Pinchas:
iniciar um debate perguntando: Qual a importância desses pólos industriais para o nosso país? Qual a semelhança entre eles? 



2- Momento: ( 2 aulas de 50 minutos cada) Dividi a turma em equipes  e realizar uma pesquisa NA INTERNET OU BIBLIOTECA sobre a VEGETAÇÃO  DOS TRÊS COMPLEXOS; A HIDROGRAFIA; O RELEVO E O CLIMA; A CULTURA;O POTENCIAL INDUSTRIAL; O POTENCIAL AGROPECUÁRIO; POTENCIAL TURISTICO.

3- Momento: (2 aulas de 50 minutos cada) OBS: Neste momento, o professor deve providenciar com antecedência  revistas, jornais, tesoura, cola, hidrocor para que os alunos confeccionem uma revista com as informações adquiridas. O professor deve pedi que se os alunos se organizem novamente em equipe, para fazer uma comparação dos três grandes comlexos. Depois desta analise,  pedi que os mesmos transforme os conhecimentos em notícias.  em seguida confeccionar uma revista. se não for possível a conclusão,  recolha o material e disponibilize mais uma aula para a conclusão do projeto.


4-Momento fazer a  exposição das revistas:
Depois da exposição, disponibilizar a REVISTA na biblioteca como fonte de pesquisa.

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