1.IDENTIFIAÇÃO:
Plano de aula com uso de hipertextos.
1.1 ALUNO (a):
Lauciane Soares
1.2 TUTORA:
Valdenir de Almeida Sousa
1.3 ESTABELECIMENTO:
Unidade de Ensino José de Anchieta
1.4 COMPONENTE CURRICULAR:
Geografia
1.5 SÉRIE: 3º
ano (Ensino Médio)
1.6 CONTEÚDO: A
regionalização do Espaço Geográfico Mundial
1.7 OBJETO DE ESTUDO: O conceito de Regionalização; A
Regionalização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos;O Brasil no cenário
mundial.
1.8 NOCÕES/CONCEITO:
Região, regionalizar, primeiro, segundo e terceiro mundo; países periféricos e
centrais; países desenvolvidos, subdesenvolvidos e emergentes; renda per
capita; mortalidade infantil; expectativa de vida; analfabetismo e IDH (índice
de Desenvolvimento humano).
2-
JUSTIFICATIVA:
Nossa sociedade passa por mudanças
tecnológicas e transformações sociais.
Sabendo-se que nessas transformações as escolas participam de forma ativa.
Assim, nós educadores precisamos inovar aproveitando esses recursos
tecnológicos tão relevantes, adaptando-os e aliando-os ao nosso favor no
processo educativo. Desse modo a tecnologia deve ser usada e reutilizada para
apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Neste sentido preparou-se uma
aula dinâmica com o uso de hipertexto para criar situações de estímulos para
favorecer o desenvolvimento intelectual dos educandos.
3-
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
·
Compreender o conceito de região e o que é
uma regionalização;
·
Analisar a regionalização mundial em
primeiro, segundo e terceiro mundo;
·
Identificar
integrantes dos países centrais e periféricos;
· Identificar os indicadores econômicos e
sociais utilizados para analise do nível do desenvolvimento dos países;
·
Comparar o IDH dos países;
·
Distinguir países desenvolvidos,
subdesenvolvidos e emergentes;
·
Averiguar se existem ainda países chamados de
segundo mundo;
· Compreender a relação entre expectativa de
vida, mortalidade infantil, analfabetismo, desemprego com o desenvolvimento das
nações;
·
Identificar como o Brasil está no cenário
mundial;
·
Compreender o que é renda per capita;
·
Organizar ideias através de mapa conceitual;
·
Identificar países e classificá-los através
de dinâmica.
4-
METODOLOGIA:
·
Apresentação do tema através de diálogo;
·
Divisão das duplas para pesquisa;
·
Pesquisa em laboratório de informática sobre
o tema em estudo;
·
Montagem de mapa conceitual sobre
conhecimentos adquiridos em dupla;
·
Socialização;
·
Dinâmica: fichas para organizar o mundo. Os
alunos irão identificar quinze países e classificá-los como: desenvolvidos,
subdesenvolvidos ou emergentes.
5- RECURSOS:
Computadores conectados à internet, caneta,
papel, pincel atômico e máquina fotográfica.
6-
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados de forma
quantitativa e qualitativa seguindo os seguintes critérios
·
Interesse/Participação;
·
Socialização através de elaboração de mapa
conceitual;
·
Responsabilidade;
·
Oralidade/ entendimento dos assuntos
abordados;
7-
REFERÊNCIAS:
http://www.obancomundial.org
http://www.pnud.org.br/noticias/index.php?id01=3912
wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_países_socialista
Muito bom, gostei muito. Espero que seja bastante proveitoso, tanto para você, quanto para seus alunos.
ResponderExcluirobrigada Arlindo!!! abçs
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