quarta-feira, 9 de maio de 2012

Plano de Aula


1.IDENTIFIAÇÃO: Plano de aula com uso de hipertextos.
1.1 ALUNO (a): Lauciane Soares
1.2 TUTORA: Valdenir de Almeida Sousa
1.3 ESTABELECIMENTO: Unidade de Ensino José de Anchieta
1.4 COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
1.5 SÉRIE: 3º ano (Ensino Médio)
1.6 CONTEÚDO: A regionalização do Espaço Geográfico Mundial
1.7 OBJETO DE ESTUDO:  O conceito de Regionalização; A Regionalização dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos;O Brasil no cenário mundial.
1.8 NOCÕES/CONCEITO: Região, regionalizar, primeiro, segundo e terceiro mundo; países periféricos e centrais; países desenvolvidos, subdesenvolvidos e emergentes; renda per capita; mortalidade infantil; expectativa de vida; analfabetismo e IDH (índice de Desenvolvimento humano).

2- JUSTIFICATIVA:
Nossa sociedade passa por mudanças tecnológicas e  transformações sociais. Sabendo-se que nessas transformações as escolas participam de forma ativa. Assim, nós educadores precisamos inovar aproveitando esses recursos tecnológicos tão relevantes, adaptando-os e aliando-os ao nosso favor no processo educativo. Desse modo a tecnologia deve ser usada e reutilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Neste sentido preparou-se uma aula dinâmica com o uso de hipertexto para criar situações de estímulos para favorecer o desenvolvimento intelectual dos educandos.

3- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
·         Compreender o conceito de região e o que é uma regionalização;
·         Analisar a regionalização mundial em primeiro, segundo e terceiro mundo;
·         Identificar  integrantes dos países centrais e periféricos;
·  Identificar os indicadores econômicos e sociais utilizados para analise do nível do desenvolvimento dos países;
·         Comparar o IDH dos países;
·         Distinguir países desenvolvidos, subdesenvolvidos e emergentes;
·         Averiguar se existem ainda países chamados de segundo mundo;
·  Compreender a relação entre expectativa de vida, mortalidade infantil, analfabetismo, desemprego com o desenvolvimento das nações;
·         Identificar como o Brasil está no cenário mundial;
·         Compreender o que é renda per capita;
·         Organizar ideias através de mapa conceitual;
·         Identificar países e classificá-los através de dinâmica.

4- METODOLOGIA:
·         Apresentação do tema através de diálogo;
·         Divisão das duplas para pesquisa;
·         Pesquisa em laboratório de informática sobre o tema em estudo;
·         Montagem de mapa conceitual sobre conhecimentos adquiridos em dupla;
·         Socialização;
·         Dinâmica: fichas para organizar o mundo. Os alunos irão identificar quinze países e classificá-los como: desenvolvidos, subdesenvolvidos ou emergentes.

5- RECURSOS:
 Computadores conectados à internet, caneta, papel, pincel atômico e máquina fotográfica.

6- AVALIAÇÃO:
            Os alunos serão avaliados de forma quantitativa e qualitativa seguindo os seguintes critérios
·         Interesse/Participação;
·         Socialização através de elaboração de mapa conceitual;
·         Responsabilidade;
·         Oralidade/ entendimento dos assuntos abordados;

7- REFERÊNCIAS:
http://www.obancomundial.org
http://www.pnud.org.br/noticias/index.php?id01=3912
wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_países_socialista





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